Novembro é o mês de conscientização sobre Diabetes, mas, a Dra. Loredana Stopa, oftalmologista, representante da SBG (Sociedade Brasileira de Glaucoma), chama a atenção para uma relação importante: o vínculo entre diabetes e glaucoma.
Em um momento em que a prevalência do diabetes cresce mundialmente, a Dra. Loredana alerta para o aumento do risco de desenvolver glaucoma entre os diabéticos. “Pessoas com diabetes têm até duas vezes mais chances de desenvolver glaucoma”, explica a especialista.
A conexão entre as duas doenças
A relação entre diabetes e glaucoma está ligada ao impacto do diabetes nos vasos sanguíneos, que podem causar lesões nos tecidos oculares, especialmente no nervo óptico. Além disso, o diabetes eleva o risco de um tipo específico de glaucoma, o neovascular, onde novos vasos sanguíneos anormais crescem no olho, pressionando o globo ocular.
Prevenção e tratamento
O controle rigoroso da glicemia é fundamental para reduzir o risco de desenvolver glaucoma. “O diagnóstico precoce é fundamental, pois permite iniciar o tratamento adequado e evitar a perda irreversível da visão”, afirma a especialista, enfatizando a importância de consultas oftalmológicas regulares para detecção precoce da doença
Impacto na qualidade de vida
O glaucoma pode levar à perda da visão periférica e, em casos mais avançados, à cegueira. Para pacientes com diabetes, que já convivem com outras complicações da doença, a perda da visão representa um impacto ainda maior na qualidade de vida.
A Sociedade Brasileira de Glaucoma destaca que a importância da conscientização tanto os pacientes com diabetes quanto os profissionais de saúde sobre essa correlação. É fundamental que os pacientes com diabetes incluam o exame oftalmológico em sua rotina de cuidados.