Relatório Final da Gestão SBG 2015-2017

Prezados Ex-Presidentes e membros da Diretoria

Em setembro de 2015, no Congresso Brasileiro de Oftalmologia tomei posse como Presidente da Sociedade Brasileira de Glaucoma. Fui eleito Vice Presidente em 2013, após uma eleição disputada na qual obtive aproximadamente 75% dos votos válidos, tal resultado só foi possível graças ao apoio dos colegas de todos os estados da federação, que me confiaram esta tarefa.

Durante nossa gestão tivemos a oportunidade de conceber e coordenar o primeiro Curso de Fundamentos do Glaucoma da SBG. Neste curso foram gravadas 30 videoaulas com aproximadamente 30 minutos cada, abordando desde os aspectos básicos, a propedêutica, os glaucomas primários e secundários, além dos diversos tipos de tratamentos disponíveis na atualidade. Foram abertas 100 vagas para assistir ao Curso presencialmente e após a gravação, este foi disponibilizado para todos os colegas oftalmologistas do Brasil ou de outros países, bastando apenas acessar o sítio da SBG.

A disponibilização aberta deste Curso permitiu que centenas de oftalmologistas, médicos residentes ou acadêmicos de medicina, pudessem acessar este rico material no conforto de seus lares ou mesmo através do celular em qualquer lugar com acesso a internet. Este curso foi possível graças ao apoio de renomados oftalmologistas que de modo voluntário permitiram a gravação e distribuição de suas aulas. Nesta atividade tive o apoio incondicional da Dra. Wilma Lelis Barboza e do Prof. Ivan Maynart Tavares que colaboraram na coordenação do Curso.

Outro ponto de mudança de paradigma foi em relação à Revista O Glaucoma, o primeiro boletim informativo da Sociedade Brasileira de Glaucoma, do qual fui um dos idealizadores e primeiro editor no ano de 1997. Na atual gestão, transformamos a edição impressa em edição digital e mudamos o nome para Revista Glaucoma.Com, também disponível no sítio da SBG, permitindo desta forma o acesso de qualquer ponto com internet, sem custo de envio e gasto com impressão.

Nesta nova roupagem, incluímos além dos artigos, informações sobre aplicativos de celular para glaucoma, a seção “como eu faço” e um espaço para teses de doutorado sobre glaucoma. Nesta empreitada os colegas Emilio Rintaro Suzuki Jr., Paulo Augusto de Arruda Mello, Alberto Diniz e Heloisa Maestrini foram de fundamental importância para a concretização deste projeto.

Uma inovação, desenvolvida durante nossa gestão foi o programa A SBG vai até você que consiste em uma série de casos clínicos interativos onde são passados conceitos importantes aos oftalmologistas gerais das mais diversas partes do país. Este projeto foi desenvolvido com a colaboração dos colegas Emílio Rintaro Suzuki e Bruno Pimentel de Figueiredo.

Outra inovação foi o Prêmio SBG Jovem Pesquisador em Glaucoma, que no ano de 2016 teve como patrono o Professor Nassim Calixto e no ano de 2017, o Professor Geraldo Vicente de Almeida. O objetivo deste prêmio é incentivar jovens pesquisadores na área de glaucoma. A organização do prêmio coube ao Dr. Tiago Prata.

Ainda, em linha com o compromisso de promover a divulgação, a ampliação do conhecimento e o aprimoramento técnico/científico na área da oftalmologia, com enfoque em doença glaucomatosa, realizamos em abril de 2017 o 1º Consenso de Cirurgia de Glaucoma.

Ao observar que nos consensos anteriores havia momentos de discussões muito prolongadas e desgastantes, tive a ideia de fazer desta vez, a discussão prévia através da internet, onde todos os participantes poderiam opinar sobre os temas permitindo que suas sugestões fossem antecipadamente manifestadas e discutidas.

Este trabalho em plataforma inédita permitiu o acolhimento das informações e discussões, totalmente via internet, mostrando ser possível simplificar um tema difícil e controverso em um único encontro presencial. Alguns assuntos mais polêmicos foram abertos à discussão quando necessário, na tentativa de exaurir quaisquer dúvidas sobre determinado tema antes da votação final. O intuito de toda esta logística foi tornar o mais objetivo possível o dia da votação interativa.

Deste modo conseguimos levar a cabo, sem grandes polêmicas, toda a votação em apenas um dia, resultando em um material de suma importância para toda classe oftalmológica. Este material encontra-se disponível gratuitamente na página da SBG. Nesta empreitada contamos com o valoroso apoio de 69 renomados especialistas em glaucoma das mais diversas regiões do país. Foram coordenadores deste consenso: Marcelo Palis, Carlos Akira, Emilio Suzuki Jr., Luiz Alberto Melo e Ivan Maynart.

Em maio de 2017, realizamos no Rio de Janeiro o XVII Simpósio Internacional da Sociedade Brasileira de Glaucoma, quando inovamos ao mudar a grade da programação científica e pela primeira vez mantivemos dois auditórios funcionando concomitantemente durante os três dias do Simpósio.

As duas salas cheias foram a resposta positiva que esperávamos para esta inovação que veio para ficar. Também inovamos no sentido de criarmos módulos em que foram discutidos glaucomas associados a outras subespecialidades, assim tivemos os módulos denominados “tudo que você precisa saber” sobre glaucoma e catarata, glaucoma e retina, glaucoma e córnea.

Nestes módulos convidamos grandes expoentes das outras subespecialidades, com isso houve uma interação enriquecedora. O resultado desta inovação foi extremamente satisfatório, pois as salas nestes módulos ficaram lotadas.

Apesar de termos enfrentado durante toda a nossa gestão a maior crise financeira que o nosso pais vem atravessando, conseguimos além de realizar todas as atividades acima descritas, excelentes resultados financeiros, tendo em vista que estamos entregando à gestão que se inicia, valores duas vezes maiores do que recebidos ao inicio da nossa gestão.

Foi com imensa honra que encarei essa missão de representar a prestigiosa classe dos colegas especialistas em glaucoma do Brasil. Durante todo este período me empenhei de corpo e alma para fazer o melhor possível neste cargo que me foi confiado pelos meus pares.

Encarei esta missão como uma das maiores realizações da minha vida profissional. Finalmente, aqui cabe um agradecimento especial aos colegas da diretoria e a Sra. Bete Fruchi que, ao longo desses anos tem se dedicado de maneira incansável à nossa sociedade, a quem sou profundamente grato pela forma dedicada e competente que apoiou nossa gestão.

Desejo à nova gestão que se inicia muitas realizações e sucesso!

Forte abraço a todos os colegas da nossa SBG!

mr

Marcelo Palis Ventura
Presidente da SBG

Share

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?
Pular para o conteúdo