No dia 19 de agosto dr. Fábio Lavinsky apresentou sua tese de doutorado, que teve como orientador o prof. dr. Paulo Augusto de Arruda Mello, à banca, da qual participaram: dra. Wilma Lelis Barboza, dr. Vital Paulino Costa, Dr. Augusto Paranhos Jr. e Dr. Marcelo Palis Ventura, presidente da SBG.
O trabalho teve aprovação unânime e versou sob o tema : “Avaliação da medida da hipotenusa da escavação vertical do nervo óptico utilizando o modo de imagem profunda realçada da tomografia de coerência óptica de domínio espectral: um potencial novo parâmetro estrutural na propedêutica do glaucoma“.
A tese avaliou o uso do modo de imagem realçada do OCT de domínio Spectral na avaliação de parâmetros morfometricos da estrutura profunda da cabeça de nervo óptico. Avaliou-se a extensão e a profundidade da escavação com OCT e se utilizou estes valores para se obter um único valor: a hipotenusa do triângulo formado. Este valor foi comparado com o MD da perímetria e com a camada de fibras nervosas peripapilar do OCT em pacientes com e sem glaucoma.