Glaucoma não é mais sentença de cegueira

O glaucoma primário de ângulo aberto, responsável por 80% dos casos da doença, que antes evoluía para a cegueira, já pode ser controlado. A doença é assintomática no início, aparece com maior frequência a partir dos 40 anos e a sua principal característica é o aumento da pressão intraocular. No início ela compromete a visão periférica e vai estreitando o campo visual progressivamente até o paciente ficar cego.

“Assim como o diabetes, a hipertensão e até mesmo a tão temida Aids anos atrás, hoje é possível conviver com o glaucoma e preservar a visão. Mas, como em toda doença crônica, a aderência do paciente ao tratamento é fundamental”, fala o Dr. Emilio Rintaro Suzuki Jr., Secretário Geral da Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG).

Com a evolução das pesquisas e os novos tratamentos para a grande maioria dos pacientes, o uso diário de um único colírio já pode interromper a evolução da doença que, como em toda a doença crônica, necessita que o paciente siga à risca a recomendação dada pelo médico. Outra boa notícia é que a rede pública já distribui muitos dos colírios utilizados no tratamento, antes considerado de alto custo.

“Tanto para a prevenção, como para a adesão ao tratamento, percebemos que a informação é fundamental”, conta o Dr. Emilio Rintaro Suzuki Jr.

26 de maio – Dia Nacional de Combate ao Glaucoma: Sociedade Brasileira de Glaucoma abre canal direto com o paciente

Para ampliar o acesso as informações sobre o Glaucoma, a SBG lança em maio um canal direto com os pacientes com suspeita, ou já com a doença instalada. Ao chegar ao consultório para a consulta, ele receberá um SMS com sintomas, diagnóstico, tratamento e recomendações sobre o glaucoma, além de uma foto do médico que irá atendê-lo.

Estarão incluídos nesta rede também os pacientes com formas mais raras da doença como o glaucoma congênito e o secundário que é decorrente de outras enfermidades.

Para dar maior visibilidade a importância da prevenção e tratamento do glaucoma, dia 26 de maio foi decretado o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma. Além de palestras e informativos, assim como em 2015, no dia 26 a estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, estará iluminada de verde, cor da Sociedade Brasileira de Glaucoma.

“Conforme dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) o glaucoma é a primeira causa de cegueira irreversível no mundo. O aumento da expectativa de vida da população é um fator que contribui para o aumento do número de casos, desempenhando um papel importante na sua prevalência e incidência. Muito tem sido feito, mas a despeito de todos os esforços empreendidos, o glaucoma continua cegando milhões de pacientes em todo mundo, portanto muito há que se fazer”, relata o Prof. Dr. Marcelo Palis Ventura, presidente da SBG.

Fonte: Revista Hospitais Brasil.

Share

Pular para o conteúdo