A Semana Mundial do Glaucoma acontece de 08 a 14 de março. Como resultado, os oftalmologistas alertam sobre a doença. Ela é a principal causa de cegueira irreversível no mundo. Crônica, danifica o nervo ótico e envolve a perda de células da retina. Estas são responsáveis por enviar os impulsos nervosos ao cérebro.
A doença é mais comum após os 40 anos de idade, atingindo aproximadamente um milhão de brasileiros. É a partir dessa idade que os exames de diagnóstico devem ser realizados anualmente. Se houver fatores de risco, como hipertensão arterial, diabetes e histórico familiar de glaucoma, deve-se antecipar a procura por um oftalmologista.
Segundo estimativa da Associação Mundial do Glaucoma, 4,5 milhões de pessoas estão cegas no mundo devido ao glaucoma. Outro dado preocupante é o que em países em desenvolvimento 90% da população desconhece o problema. Há vários tipos de glaucoma, como o que acomete crianças. A causa, no entanto, ainda é indefinida. Fatores de risco como histórico familiar, idade e miopia de alto grau contribuem para o surgimento da doença.
Caso a doença seja detectada, o tratamento consiste em uso de colírios que diminuem a pressão intraocular e, geralmente, evitam a progressão da doença. Porém, o dano estabelecido não pode ser revertido. Em casos específicos, o tratamento a laser e a cirurgia também são recomendados.
#sbglaucoma #glaucomanobrasil #glaucoma #agenciaplanetaw #oftalmologia